Por que a IA deve fazer parte do planejamento de 2025

·

·

,

O mundo está em constante e rápida transformação, e a Inteligência Artificial (IA) se destaca como uma das principais partes dessa mudança. Em um momento em que muitas empresas estão traçando seus planos para o próximo ano, surge a dúvida, devo incorporar a IA em minha estratégia e se devo, como fazer?

Quero compartilhar algumas recomendações que podem fazer a diferença. Se você ainda tem dúvidas do que fazer sobre este tema, leia até o final, pois tenho certeza que alguma dica pode lhe auxiliar.

Inteligência Artificial: Qual a importância para as empresas?

Nos últimos dois anos, IA tem sido um dos temas mais discutidos no mundo. Por meio da divulgação do ChatGPT, qualquer pessoa teve acesso a usar de forma muito prática um produto que até então nem imaginávamos existir. No entanto, o ChatGPT é só o início de uma revolução, agentes especializados, RAG (retrieval-augmented generation), fine-tuning, multi-agentes, automações, predições e muitas outras ferramentas estão sendo desenvolvidas ou ganharam um grande impulso com o advento do ChatGPT. Há milhares de soluções disponíveis no mercado que vão muito além de conversas.

No site Find My AI Tool, você pode encontrar mais de 1.500 produtos relacionados.

Segundo Gartner, 7 das 10principais tendências tecnológicas para 2024 estão ligadas IA. Ou seja, este estudo considera a IA como a principal tendência tecnológica deste ano, tornando-se essencial incluí-la no planejamento da sua empresa. 

As 10 principais tendências tecnológicas estratégicas da Gartner para 2024
Fonte: Gartner

Se alguém dissesse há 15 anos, que 169 milhões de brasileiros estariam acessando conteúdo digital diariamente, você provavelmente não acreditaria. Esse é o número de usuários de WhatsApp no Brasil hoje. A chegada dos smartphones trouxe um novo universo digital, conectando pessoas 24 horas por dia. Empresas que aproveitaram essa transformação digital, prosperaram. Milhares surgiram, inclusive desafiando grandes corporações, é o caso do Nubank que se tornou um dos maiores bancos Brasileiros em poucos anos.

Contudo, definir a prioridade que se deve dar a projetos de IA não é uma tarefa trivial. Tomar decisões sobre algo tão disruptivo exige discernimento, conhecimento e experiência. É desafiador estar preparado para tamanha velocidade e entender os impactos da adoção de IAs, mas aqueles que o fizerem de maneira assertiva estarão à frente na corrida pela competitividade.

Recomendações para traçar uma estratégia de IA

Não hesite, inclua IA no seu planejamento

Mesmo que você ainda não tenha uma ideia clara do que fazer, é crucial destinar um orçamento inicial, ao menos, para uma consultoria e algum projeto piloto. Ficar de fora dessa transformação pode custar muito mais caro no longo prazo. Não se trata de FOMO (fear of missing out – medo de ficar de fora), mas sim, da realidade de um mercado que está evoluindo muito rapidamente. Muitas empresas já estão colhendo os frutos de seus investimentos recentes em IA. Embora estejamos apenas no início da revolução, já existem cases de sucesso para uma ampla gama de setores. Empresas que demorarem para reagir sentirão os impactos dessa hesitação em seus negócios.


Se você quiser conhecer alguns cases, leia alguns outros artigos:

Use métodos tradicionais de gerenciamento de projetos

Projetos de IA precisam seguir boas práticas como qualquer outro projeto: definir objetivos claros e mensuráveis (SMART), ter escopo definido, cronograma e planejamento, entre outros, é fundamental. Apesar de ser uma área nova e vasta, não é necessário re-inventar a roda. Considerar a utilização de metodologias ágeis faz todo sentido, provas de conceito (POC), produtos mínimos viáveis (MVP), e pivotação rápida, devem ser explorados, acelerando a experimentação e amadurecimento dos produtos. Contudo, não perca de vista objetivos concretos e alinhados com seu negócio, para evitar se perder em um mar de novas soluções que surgem a todo momento. Você deve focar na dor que quer resolver e não simplesmente na IA. Não desconsidere que outras tecnologias podem ser muito valiosas para resolver seus desafios.

Adote soluções de IA de forma gradual e contínua, priorizando os melhores projetos

Começe simples, faça um brainstorm e identifique potenciais projetos, construa uma matriz Impacto vs Esforço, foque nas melhores opções para o momento atual da empresa. Projetos mais robustos podem exigir uma maior estrutura de dados, o que pode atrasar os resultados. Escolhendo corretamente, você aprenderá no processo e aumentará as chances de sucesso.

Estabeleça uma estratégia de equipe

Todo projeto demanda comprometimentoe foco, não delegue os projetos de IA para uma equipe já sobrecarregada. Dê a devida importância ao tema, alocando recursos adequados para garantir que este tópico receba a atenção necessária.

Conclusão

Ignorar a Inteligência Artificial no planejamento estratégico da sua empresa não é uma opção. Independentemente do tamanho do seu negócio, a IA já deixou de ser uma tendência futurista e se tornou uma realidade presente, capaz de impulsionar crescimento e eficiência. Não importa se você está começando agora ou já tem um caminho traçado, o importante é dar o primeiro passo. Seja com uma equipe interna, com um parceiro especializado ou até mesmo com o auxílio de uma consultoria, o que não pode faltar é ação.

O momento de investir em IA é agora. A revolução tecnológica não vai desacelerar, e aqueles que se adaptarem com rapidez não só terão uma vantagem competitiva, mas também estarão preparados para garantir a sobrevivência em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Então, você está pronto para colocar a IA na sua estratégia e transformar o futuro do seu negócio?

Este artigo foi escrito pelo autor e revisado por IA

Biografia do Autor
Marcelo Busana é engenheiro de software, ex C-level, consultor em tecnologia e soluções de inteligência artificial, com mais de 20 anos de experiência.
https://www.linkedin.com/in/busana-marcelo/


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *